«Uma forma de o medíocre convencido imitar a grandeza é não dizer mal de ninguém.»

Vergílio Ferreira (1919 - 1996)


Pinceladas

22 de fevereiro de 2010

A valorização de autores portugueses




Consta-me que temos vindo a assistir a um "boom" de interesse e de "reflexão" sobre Fernando Pessoa. É relativamente normal que assim seja, visto ser o primeiro autor estudado, compreensível pela maioria, pitorescamente, por estudantes do secundário. Não entendo eu como podem esses estudantes fascinar-se tanto por Pessoa, ao invés de outros autores como Gil Vicente, Vergílio Ferreira, Camões, Saram... Saramago é um caso diferente, firma-se como tão importante quanto Pessoa mas não tão acessível, primando por um estilo enquistado numa pontuação atípica, num conteúdo prolífero em metáforas sociais, numa catadupa de palavras caras, de tal modo que quando lhe lemos uma palavra com - vá... - mais de sete letras sentimos que é a primeira vez que a lemos na obra, não obstante já termos passado da página duzentos. Não é cativante, parece que aquilo não progride. Eu percebo "estudantes-do-secundário-que-se-eternizam-estanques-pela-desfiguração-em-Pessoa". Pessoa é fácil, é bonito, é familiar, é um eterno adolescente, é um traumatizado, fala de flores e de ovelhas, fala de riachos, de porcas e outras ferramentas, de odes, de descobrimentos, de reis, consoante o lado para onde acorde; tudo bem, não o condeno, e é um bom poeta, ou um óptimo poeta e um bom escritor em geral, mas... independentemente disso, faz uso de uma métrica simples e que prima pelo impacto. Não aquece nem arrefece. Parece-me a mim.

Eu gostava mesmo era que se alimentasse o despique quase hooligan de Saramago versus Lobo Antunes. Este último é uma puta. Daquelas que nos dá prazer com frases longas e ondulante, mas coerentes e ricas. Muito ricas. Lê-lo é uma fenomenal orgia de referências, de ideias, de momentos, e a descrição que deles faz assemelha-se a um retrato do pensamento humano ao longo das vinte e quatro horas de um dia, do pensamento de um homem médio e comum. Ninguém até hoje me conseguiu incutir essa ideia como ela. Em todas as artes. Lobo Antunes, é muito honestamente um escritor para Nobel, signifique isso o que significar, e muito me custaria vê-lo esticar o pernil sem o receber; como aconteceu a Updike e a Amado, entre outros. Acho ainda, e informo em confissão, que ao lado de Luiz Pacheco e de Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes é a proa da prosa portuguesa do século XX.

E, sim, chamo-lhe puta e sinto-lhe gratidão por isso. Eu também sou uma puta, para ele. E ele sabe do que falo...

Obrigado.

0 bastonada(s):

Enviar um comentário