«Uma forma de o medíocre convencido imitar a grandeza é não dizer mal de ninguém.»

Vergílio Ferreira (1919 - 1996)


Pinceladas

20 de maio de 2010

A minha posição sobre o Postura de Estado

Eu quero apenas marcar a minha posição sobre este blogue, não me revejo a fazê-lo às mijinhas como os meus caros amigos Rolim Beltrão e Malgueiro Peituga, não obstante eles estarem no seu direito e serem livres de o fazer; mais, aprecio o seu humor e a forma inteligente como ironizam e espicaçam os "estadistas". Não gosto do Postura de Estado, acho que é um antro de conservadores opinativos que vão morrer um dia engasgados pela sua honradez e pelos seus princípios marialvas. Têm opiniões primitivas sobre a esquerda, sobre futebol, sobre política, têm noções históricas de uma elementar intelectualidade acanhada pela educação que sorveram, dos papás que murmuravam "os vermelhos levaram-nos as terras no Alentejo", mas, claro, sem nunca referir propriamente o contexto histórico. Serão homens e mulheres bem sucedidos, disso não tenho duvidas, até o tipo da PT, aquele que segundo me consta é promovido todas as semanas, algo nem ao alcance da mais brochista das secretárias, os meus parabéns de todo o modo, acredito no mérito do moço até prova em contrário. Apresentam de quando em vez prismas de economia ao alcance de um Tucano, amam o capitalismo e o economicismo mas nunca leram Milton Freedman ou Hayek ou Leonid Hurwicz, ou se os leram, mais grave ainda o caso se afigura; domesticam no seu crescimento um ódio primário e ignorante pela esquerda, pelo comunismo, e nunca leram, aposto, as suas obras magnas e essenciais, e muito mal compreendem a sua filosofia inerente e o seu papel histórico, para o bem ou para o mal; não sabem atacar coisa alguma ou dizer seja o que for. Bebem o conteúdo das monarquias e dos conservadores, fascinados pela calça bege, pelo sapatinho de fivela dourada, pelo botão de punho respeitoso e dilacerado na sua superfície por um brasão de iniquidade amarelada e bafienta à laia de uma criança fascinada pela altura da Torre Eiffel, sem perceber que aquilo é de ferro e, ainda por cima, provisório há já algum tempo; juram que são e julgam-se humanistas, mas eu nunca vi um humanista censurar a opinião d'um simplório como eu (a minha primeira intervenção foi educada), nunca vi um "estadista", um homem de sociedade, opinar sobre o Benfica vs Papa sem compreender a dimensão sociológica do futebol em Portugal, sem perceber o retrato que é, sem perceber que se a fina flor do futebol português ganha o campeonato, vocês, seus merdas, têm é que sentir orgulho por o nome deste país maravilhoso infestado por pavões de esterco como vocês voltar às bocas do mundo por ter sido acordado um gigante adormecido do futebol europeu. Fodam-se, de certeza são "venerantes" do lagarto, menos o Barcia, saudações! São fascistas, são monárquicos, são o caralho que vos foda, admitam, abertamente, sem medos, sem se esconderem na capa de um CDS ou de um PSD viperino e saudosista do Estado Novo, mas pelo amor de deus, não me voltem a censurar comentários educados e escrupulosos como foi o meu primeiro. De quando em vez, debitam umas coisas sobre o 25 de Abril como se tivesse sido o desabar do mundo civilizado, eu tenho-vos a dizer que até o historiador mais reaccionário que conheço vos acharia patéticos, garanto-vos...

Tenham as vossas opiniões, espremam, expressem as mesmas, Hitler chegou ao poder em democracia com ideias mais patéticas que as vossas, e sobre essas ideias tenho a seguinte opinião: ...(peidei-me)... e sobre as vossas o mesmo.

Meus caros, ou caríssimos, seus coninhas com a mania que são gente, muito boa sorte com esse poço sem fundo que é o vosso cantinho neste inferno de cosmos chamado blogosfera. Prossigam nesta vossa saga de desabafar coisas soltas e muito formosas como se estivessem num ritual de acasalamento. Continuem a fazer-me rir de pena e a matar o tédio dos bons blogues, das boas ideias, das boas cabeçinhas.

Até sempre,
Bill

Nota: Vocês todos bem espremidinhos não davam nem um neurónio da menina Soromenho.

4 bastonada(s):

josé "amarelos não se desperdiçam em palavras " barcia disse...

Peço imensa desculpa, mas a escrita é horrível, o raciocínio completamente despropositado e a ideia geral de enxovalhar outros não passa por alguém com uma educação deficiente. No fundo, não passa de um sujeito com ideia de grandeza através da inferioridade alheia. Desejo-lhe a maior sorte na vida, pois vai precisar bastante dela.

Rolim Beltrão disse...

Sim José Maria, sim! De escrita percebeis vós. O que andais a aprender lá no Instituto de Estudos é precisamente isso: a Arte da Escrita Criativa.

josé "amarelos não se desperdiçam em palavras " barcia disse...

Mais uma vez, questiono-me sobre a qualidade do que escreve: agora não só da escrita mas também sobre o que escreve. É suposto sentir-me ameaçado ou alguma coisa do género? Já agora, fica feito o convite para me ir visitar à faculdade. Terei todo o gosto em mostrar-lhe.

A. G. Tenreiro disse...

A menina Soromenho agradece. Suspeito, todavia, que a menina Soromenho é alvo de um elogio apenas por ser, daqueles que escrevem no blog onde escrevo, a que apresenta ideias mais parecidas com as deste pasquim. O desprezo pela opinião distinta, a insensibilidade para uma paleta de cores diferente, o pretenso objectivismo da apreensão subjectivista daqueles que escrevem estas pinceladas são desprezíveis.
Não é costume meu responder a provocações, mas esta conseguiu despoletar em mim um sentimento de profundo desdém, pelas suas particulares baixeza e vulgaridade. Escrevo o que escrevo porque não é admissível que se contemplem outras ideias como menores, rotulando-as e classificando-as. Pessoalmente, é vergonhoso que, referindo os que escrevem no Postura de Estado como um todo, me coloquem a mim num cesto de injúrias meninas e desonradas.
Não me conhecem, salvo o Tiago. E mesmo assim, esse conhece-me pouco. Não consinto que façam juízos sobre o que se desconhece.
A ver se, bem esprimidinho, não valho dois neurónios da menina Soromenho, que escreve no eixo do satélite que é esta pincelada.

Enviar um comentário