«Uma forma de o medíocre convencido imitar a grandeza é não dizer mal de ninguém.»

Vergílio Ferreira (1919 - 1996)


Pinceladas

4 de junho de 2010

Objectivamente...


6 bastonada(s):

josé "amarelos não se desperdiçam em palavras " barcia disse...

Gostava de saber a sua opinião neste assunto. Porquê a bandeira da Turquia?

Rolim Beltrão disse...

1. Relativamente ao assunto em epigrafe:

O que me levou a colocar a bandeira da Turquia foi o ataque terrorista, em águas internacionais, de Israel à frota turca.


2. Atenção:

Não estou aqui a dizer se tomo partido por Israel ou pela Palestina. Apenas estou a censurar o terrorismo de Estado. Tenho a minha opinião sobre sobre Gaza, mas não é isso que está em discussão agora.


3. Concluindo:

No meio de tantos posts vi-o a si a abanar a bandeira de Israel de forma cega encostando-se assim à atitude do Estado de Israel. Talvez seja a favor do ataque israelita às toneladas de ajuda humanitária; se não o é também não se demarcou dele, muito pelo contrário: aproximou-se.


4. Concluindo (de vez):

Compreendo que a tensão Israel-Palestina seja um assunto delicado, mas há certos assuntos que, independentemente das nossas convicções, devemos censurar. Penso que este ataque será um deles.

josé "amarelos não se desperdiçam em palavras " barcia disse...

Responde a si e ao Bill aqui então. Primeiramente Israel é uma democracia. Só esse aspecto deve fazer-nos pender minimamente a este Estado em relação aos outros regimes não-democráticos.
De seguida, Israel já tinha avisado o que aconteceria ser um navio violasse o bloqueio. Neste caso, seriam alvos de uma vistoria. Sabe que no mesmo dia foram 6 barcos alvos de vistoria? O último foi o único com problemas. Sabe porquê? Porque além da tal ajuda humanitária tratar-se de um carregamento de armas, os tripulantes reagiram violentamente com ferros, facas e afins. Pode até ver no youtube vídeos que mostram estes actos aos comandos. Obviamente em caso de perigo de vida (vê-se esfaqueamentos e militares a irem borda fora) abriram fogo, matando os tripulantes da barcaça. Até lhe digo outra coisa: sabe o que acontece ao leite em pó dado pela ajuda humanitária é vendida? Não é distribuída como deveria ser. Por fim, não há ataques terroristas de Israel. Agora a Palestina é propicia a estes actos. O bloqueio de Gaza só tem um objectivo: acabar com o terrorismo.

Rolim Beltrão disse...

Isso que diz relativamente a Israel não é assim tão claro (mais uma vez friso que não estou a tomar partido). Entretanto aconselho-lhe a leitura de uma grande Tese Académica sobre Ciência Política, Relações Internacionais e História. Chama-se «Relations between Zionism and Nazism» e é da autoria de Mahmoud Abbas. A tese expõe as estreitas semelhanças entre o nacional-socialismo alemão (praticado na Alemanha Nazi)e o nacionalismo judaico (praticado pelo Estado de Israel). Vale a pena ler.

Bernardo disse...

"Por fim, não há ataques terroristas de Israel."

Desculpa lá josé maria, mas tás mesmo muito a leste do que falas pá! ou então és muito ingénuo.

Bill disse...

Eles na Católica desconhecem o conceito "terrorismo de estado".

Enviar um comentário